Tempo ao Tempo | Slowdecor sob medida para cada vida

Design de (pensamentos) interiores
Já faz algum tempo que comecei a pensar no sentimento de decoração inacabada na minha casa. Sempre falta uma poltrona, uma almofada, uma cortina, um item do Pinterest

Será que é ruim eu como arquiteta querer uma transformação total na minha sala feita pelo Decora?

Mas quando assisto estes programas de TV que decoram um ambiente completo transformando-o totalmente, tenho a sensação de que não tem nada de acolhedor. Me da a impressão que você estará hospedado naquele comodo como se estivesse na casa de outra pessoa, em um Airbnb ou em um show room da TockStock. Me soa meio artificial. 

Porque a maioria dos objetos não tem nenhuma historia nem conexão com você. Quando cada objeto é produzido em massa completamente copiado, o resultado parece inautêntico e muitas vezes até clichê, como esculturas de abacaxi dourado ou um armário de aparência vintage que de vintage não tem nada. Um sentimento caseiro não é algo que você possa comprar em massa, acredito que ele está no detalhe daquilo que foi adquirido em um certo momento, com um certo proposito.

Projetando o seu lugar no mundo

Outra observação que venho fazendo é, que uma grande parcela dos lares que eu frequento têm um sofá cinza na sala com uma grande TV em frente.



A maneira como dispomos o mobiliário, influencia diretamente a forma com que gastamos o nosso tempo. Você pode projetar seu espaço de vida para o Netflix, para leitura ou para conversas. 

Talvez sua Yoga matinal seja mais importante se realizada perto da janela, o que não justifique ocupar este espaço com mobília. Ou talvez aquela mesinha de canto transforme-se em uma escada poderosa se você tiver uma criança pequena correndo por aí. 

O que eu quero dizer é que o ambiente e a mobília tem uma função, ou deveria ter,  não só estética - trata-se de um ambiente onde passa algum tempo, você meio que projeta sua vida lá. Leva algum tempo para definir suas rotinas, observar como a luz entra,  daí a  juntar tudo, pode às vezes, demorar um pouco.

Devagar e Sempre


Uma decoração mais lenta, slow, uma maneira mais intencional e sem pressa de construir, refletirá quem você é. Trata-se de conhecer a si mesmo, que será melhor para o planeta, porque provavelmente você irá comprar menos e melhor. 

Acredito também que este modo mais lento não é para todos pois certamente tem suas desvantagens - o comodo fica meio que inacabado e não muito confortável neste processo. Mas podemos também tirar uma super vantagem no quesito orçamento. 

Tirar o peso de que algo inacabado está ligado diretamente a escassez financeira. Não há problemas em se ter espaços vazios, cadeiras insuficientes, nada nas paredes e objetos que não encontraram ainda o lugar perfeito. 

Como todas as coisas boas, criar um espaço pessoal que realmente reflita quem você é leva tempo e paciência. 


Pendure as lembranças

Sim, paleta de cores para novas temporadas, fotos do Pinterest, blogs de tendências - eu também os amo muito - servem para inspirar e compor aquilo que realmente atrai os seu olhar. 

Mas ao invés de consumir tendências, colete lentamente itens aqui e ali. Adquira aqueles que realmente amar - e que certamente poderá ter uma parcela do design ou tendencia de todas as inspirações que seu olhar coletou, uma mistura de todos os lugares - alguns designers, alguns vintages, alguns Etna, alguns artesanais, alguns personalizados, algumas lembranças de viagens, alguma obra de arte, alguns achados, algumas peças de família. 

Isso se tornará um reflexo de quem você é por um período maior de tempo, e não apenas o seu humor no momento em que você projetou ou decorou um espaço.

DIY os momentos

Mas, vamos lá, humor de momento é para aqueles que tem orçamento, no caso daqueles não podem obter toda a lista de desejo na primeira compra, muitas vezes acabam comprando uma versão mais barata, que não se aproximava muito com a peça da lista de desejo, mas tinha funcionalidade e era preciso. 

Não se sinta pressionado. Não há problema em não se ter uma mesa de jantar por alguns meses, se você vai ter um pedaço do seu sonho mais tarde. Enquanto isso, seja criativo, as dicas de DIY estão fervilhando por aí e, ainda de quebra, muitas vezes são eles a: “mobília sonho completo”. Se você construir seu ambiente por um período de tempo mais longo, também poderá distribuir seu orçamento, mais devagar , e ainda melhor.

E mesmo que tiver orçamento, você pode se comprometer pois sente a pressão para finalizar. 





Intenção ao adquirir

Se não encontra a lâmpada certa, que estava apaixonado, acaba se contentando com qualquer outra. Não. Nunca compre algo que não atenda seus padrões. Muitas vezes você se depara uma super lâmpada, inesperadamente - e quando isso acontece é como se você realmente precisasse daquele item. Aí sim acredito que deva ser realmente adquirido, pois trata-se de uma abordagem minimalista e super intencional daquilo que está comprando para o seu espaço pessoal. 


"Compras mais intencionais geram menos remorsos ao comprador."

Sem Pressão. Planejamento sim, com ou sem profissional especializado, mas sem grandes expectativas na hora de decorar. A ideia é aproximar-se da decoração da maneira mais tranquila e descontraída possível. 

Não apressar as coisas, deixar em aberto, para que seu interior possa evoluir. Deixe seu espaço se acomodar organicamente, aproveite o tempo (ou seu orçamento) para criar seu ambiente pessoal. E,  se sentir ele um pouco vazio, preencha os espaços com alguns vasos e muitas plantas !

Comentários